Página inicial

Página inicial




  • Porto

    Chamada de trabalhos - Religião

    O Gesto e a Crença

    Percursos, transferências e intermedialidade

    O colóquio O Gesto e a Crença, organizado no âmbito das atividades do grupo Sociabilidades e Práticas Religiosas (CITCEM), pretende ser uma plataforma de debate internacional e interdisciplinar para jovens investigadores que desenvolvam o seu trabalho no âmbito dos Estudos de Religião. Com o intuito de difundir novas perspetivas sobre as diversas vivências do religioso, este colóquio encontra-se aberto a contributos das mais diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas, de modo a desenvolver campos de análise plurais e comparativos.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Conferência internacional & workshop “Poesias performativas: teorias e práticas. Perspectivas comparadas”

    Com esta conferência internacional, propõe-se assim estimular uma perspectiva comparatista, interdisciplinar, transnacional e intermedia das poesias performativas, focando filiações, movimentos de circulação, intercâmbios entre poetas, formas artísticas e países, fenómenos de contaminação, de transposição mediática e de remediação, centrados nos séculos XX e XXI, com o objectivo de contribuir para uma visão alargada e renovada das várias formas de definir e praticar a poesia no mundo contemporâneo.

    Ler o anúncio

  • Sampa

    Chamada de trabalhos - Representações

    30 anos de construção da cena brasileira moderna (1948-1978)

    Revista Sala Preta número 18 – Volume 2/2018

    Gostaríamos de destacar neste número estudos sobre  os processos artísticos que se empenharam na construção de uma moderna cena no Brasil com interesse na pesquisa de formas novas de representação da sociedade brasileira. Ainda que a recorte temporal proposto faça menção a dois momentos do teatro em São Paulo, a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948, e a estreia do espetáculo Macunaíma, em 1978, espera-se poder contar com diversos focos analíticos do tema  e perspectivas que atendam à diversidade da ideia de nacional, com exame das experiências de modernização nos estados e desenvolvimentos regionais. Os estudos propostos devem ter como questão o trabalho de encenação em seu sentido conceitual, crítico e prático, o que inclui o conjunto dos elementos de produção do espetáculo, métodos de ensaio, organização do trabalho, relação com atuação, cenografia, iluminação, escrita cênica em tensão com a dramatúrgica etc.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Chamada de trabalhos - História

    História da Cultura em Portugal no século XX

    Industrialização, massificação, mediações

    O Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), organiza, em Fevereiro de 2019, um Congresso sobre História da Cultura em Portugal no Século XX, aberto à apresentação de comunicações nos temas representados pelos painéis e tópicos sugeridos na proposta de programa, visando recensear recentes pesquisas e estimular a abertura do campo a novas áreas de investigação.

    Ler o anúncio

  • Lisbon | Porto

    Chamada de trabalhos - História

    Judeus de Portugal e a diáspora judaica luso-espanhola

    O Centro de história da universidade de Lisboa, juntamente com a universidade do Porto, Ashkelon Academic College e o Dahan Center da Bar-Ilan University estão a organizar um congresso internacional, a decorrer em 2018 (27 de Junho a 2 de Julho), na universidade de Lisboa e na universidade do Porto, dedicado ao tema dos Judeus em Portugal e a diáspora luso-espanhola. Está de momento aberta a chamada à participação de todos os investigadores, especialistas e académicos, que desejem apresentar os seus trabalhos e resultados neste evento.

    Ler o anúncio

  • Belo Horizonte

    Chamada de trabalhos - Américas

    Pensar as direitas en América latina no século XX

    Este Colóquio representa uma linha de continuidade com dois eventos anteriores realizados na França (2014) e na Argentina (2016), ocasiões em que começou a se constituir uma comunidade de investigação centrada no estudo das identidades, ideias, práticas e discursos de figuras e grupos de direita da América Latina. Estabelecer limites precisos para a direita é trabalho árduo, devido à heterogeneidade e pluralidade dos grupos que historicamente têm integrado esse campo, que é marcado pela presença de diferentes tradições políticas. Fundamental, portanto, é pensar que as fronteiras do campo direitista podem ser móveis, sobretudo ao levarmos em conta a historicidade do fenômeno e as mudanças provocadas pela ação do tempo. De qualquer modo, não se trata de propor definições canônicas, somente de pensar os marcos gerais de um campo pleno de relevância histórica e atualidade, cujos limites e características básicas estão em discussão e poderão ser melhor compreendidos a partir do aprofundamento das investigações. 

    Ler o anúncio

RSS Filtros selecionados

  • Português

    Suprimir este filtro
  • 2018

    Suprimir este filtro
  • História cultural

    Suprimir este filtro
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search