Página inicial

Página inicial




  • Braga

    Colóquio - Idade Média

    Limiares homem / animal na literatura e na cultura da idade média

    XIII colóquio da secção portuguesa da associação hispanica de literatura medieval (AHLM)

    O propósito do colóquio consiste em convidar os investigadores em literatura medieval a revisitarem o seu objeto de estudo à luz da relação humano-animal, encarada menos como fronteira e descontinuidade do que como limiar e continuidade. Francisco de Assis, convirá recordar, proclamava a comunidade das criaturas e a irmandade das espécies. Sem dúvida a mais ilustre representante da contracorrente do pensamento ocidental na Idade Média, a mensagem franciscana, cuja atualidade se afigura premente, é poderosamente inspiradora de renovados enfoques da animalidade, incluindo a humana, na literatura e no imaginário medievais.

    Ler o anúncio

  • Porto

    Chamada de trabalhos - Religião

    O Gesto e a Crença

    Percursos, transferências e intermedialidade

    O colóquio O Gesto e a Crença, organizado no âmbito das atividades do grupo Sociabilidades e Práticas Religiosas (CITCEM), pretende ser uma plataforma de debate internacional e interdisciplinar para jovens investigadores que desenvolvam o seu trabalho no âmbito dos Estudos de Religião. Com o intuito de difundir novas perspetivas sobre as diversas vivências do religioso, este colóquio encontra-se aberto a contributos das mais diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas, de modo a desenvolver campos de análise plurais e comparativos.

    Ler o anúncio

  • Braga

    Chamada de trabalhos - Representações

    Figuras do pós-humano

    Literatura, Cinema, Banda Desenhada

    Organizado no âmbito do Projeto Limiar Homem/Animal/Máquina, este Colóquio Internacional pretende debater as figuras do pós-humano a partir desta questão nuclear: como é que a ficção literária, fílmica e em BD configura os efeitos culturais dos avanços científicos? E isso de um modo assumidamente intermedial e interdisciplinar. Razão pela qual serão consideradas como prioritárias as comunicações capazes de focarem as figuras do pós-humano em dois (ou três) dos media em jogo – literatura, cinema, banda desenhada –, privilegiando as conexões entre eles.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Conferência internacional & workshop “Poesias performativas: teorias e práticas. Perspectivas comparadas”

    Com esta conferência internacional, propõe-se assim estimular uma perspectiva comparatista, interdisciplinar, transnacional e intermedia das poesias performativas, focando filiações, movimentos de circulação, intercâmbios entre poetas, formas artísticas e países, fenómenos de contaminação, de transposição mediática e de remediação, centrados nos séculos XX e XXI, com o objectivo de contribuir para uma visão alargada e renovada das várias formas de definir e praticar a poesia no mundo contemporâneo.

    Ler o anúncio

  • Funchal

    Chamada de trabalhos - Estudos urbanos

    Viagem e cosmopolitismo: Da ilha ao mundo

    A universidade da Madeira e a universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas -  Projecto de Investigação “Viagem e Utopia”), em parceria com vários Centros de Investigação e Instituições, pretendem com este Colóquio Internacional associar ao estudo da Viagem o do Cosmopolitismo, tendo em conta as relações inter e transculturais dos diversos saberes, que ultimamente se têm vindo a acentuar e impor à exploração do conhecimento no âmbito das ciências humanas e sociais. O que permitirá a focagem de múltiplas questões: entre outras, as da herança cultural e da globalização da cultura, da pertença identitária, do efeito de (re)escritas de literaturas e de outras artes, numa ética de “reliance”, proposta por Edgar Morin, e das singularidades universalizantes, na perspectiva de Alain Badiou.

    Ler o anúncio

  • Braga

    Chamada de trabalhos - Representações

    Cães e imaginário. Literatura, cinema, banda desenhada

    Desde os primórdios da criação estética, cuja cena primitiva se localiza em grutas pré-históricas, o imaginário humano incorporou, nas suas diversas modalidades e sob pontos de vista múltiplos, a condição animal. Ao longo dos séculos, nele tem sido presença constante e lugar de destaque a figura do cão cujos laços afetivos com o humano são testemunhados por achados arqueológicos pré-históricos, desde o dia em que os primeiros lobos ou chacais se aproximaram dos homens caçadores-coletores. Enquanto figuração da alteridade o cão permitirá abordar, sob um ponto de vista diferente ou radicalmente novo, questões como a discriminação social e racismo, emigração, velhice e morte, pós-colonialidade, género, ambiente e ecologia, património cultural e histórico, alterações climáticas, interacção homem- máquina e pós-humanidade. 

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Chamada de trabalhos - Linguagem

    The Medieval Chronicle

    VIII International Conference

    The Medieval Chronicle Society is an international and interdisciplinary organisation founded to facilitate the work of scholars interested in medieval chronicles, or more generally medieval historiography. The VIII International Conference of The Medieval Chronicle aims at providing a meeting point for scholars who work on different aspects of the medieval chronicle (historical, literary, art-historical) to announce new findings and projects, present new methodologies, and discuss the prospects for collaborative research.

    Ler o anúncio

  • Porto

    Chamada de trabalhos - Representações

    Espaços literários e territórios críticos

    Para uma abordagem do espaço literário: geopoética e geocrítica na transposição das fronteiras do conhecimento

    A reorientação teórica dos estudos literários no sentido da sua renovada aproximação ao “real”, identificada mais tarde por alguns como o “spatial turn” (Soja, 1989) começa a desenhar-se no panorama teórico-literário a partir de meados do século XX, no momento em que teóricos de referência no campo estruturalista concedem largo espaço da sua reflexão ao relacionamento entre “a literatura e a realidade”, com o objetivo de denunciar, insistentemente, qualquer “ilusão referencial” (Barthes et al., 1982) e de remeter o espaço literário à sua especularidade intratextual (Dällenbach, 1977).

    Ler o anúncio

  • Evora

    Chamada de trabalhos - Época Moderna

    Poesia de cancioneiro e cultura de corte

    Nos 500 anos do Cancioneiro Geral

    Para comemorar o quinto centenário da publicação do Cancioneiro geral, reunido por Garcia de Resende e dado à estampa em 1516, vai realizar-se na Universidade de Évora, de 6 a 8 de outubro de 2016, o congresso internacional Poesia de cancioneiro e cultura de corte: nos 500 anos do Cancioneiro geral.

    Ler o anúncio

  • Coimbra

    Colóquio - Época Contemporânea

    Livro, leitura, leitores nos debates culturais (séculos XIX e XX)

    Neste Ciclo de Conferências propõe-se a reflexão e debate sobre a importância do livro e da leitura na educação do cidadão, nos séculos XIX e XX. Que livros se liam? Onde se liam? Quem lia? Importa, ainda, assinalar quais os principais editores, indicar as coleções e os principais colecionadores de livros. Que intercâmbio se operava entre os livreiros Portugal/França, Portugal/Espanha e Portugal/Brasil? Qual a geografia do livro na Europa? Qual a importância da imprensa na cultura urbana de  massas? Para analisar estes temas foram convidados prestigiados especialistas, nacionais e estrangeiros.

    Ler o anúncio

  • Porto

    Chamada de trabalhos - Sociologia

    A arte nas trincheiras | Nas trincheiras da arte. Nos 100 anos da 1ª Guerra Mundial

    Com o intuito de assinalar a passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto associa-se às entidades governamentais (Ministério dos Negócios Estrangeiros) e municipais (Câmara Municipal do Porto) que, no Porto, levarão a cabo um conjunto de actividades comemorativas da efeméride. Pretende-se, neste Colóquio Interdisciplinar, aprofundar a discussão em torno da partici¬pação de Portugal na Primeira Grande Guerra, mediante uma reflexão conjunta e articulada que, para lá de questões de natureza estritamente histórico-política, incida sobre os vários campos artísticos, com especial destaque para o campo da Literatura.

    Ler o anúncio

  • Maia

    Colóquio - Linguagem

    A Mulher nas Letras Açorianas

    XIX colóquio da lusofonia

    A mulher nas letras açorianas, a poesia, o teatro e as artes lusófonas são os principais temas a abordar no 19º Colóquio da Lusofonia, que terá lugar de 15 a 17 de Março de 2013, no auditório do Centro Paroquial da Maia, ilha de São Miguel, integrado nas comemorações dos cinco séculos dessa freguesia. Outros temas serão também abordados como lusofonia no mundo; lusofonia num contexto global. Questões e soluções; Português como Língua de Identidade e Criação; Diversidade da Língua Portuguesa no tempo e no espaço; Português nos Media e no Ciberespaço; Português como Língua de Ciência; Ensino do Português; Português nos Grandes Espaços (linguísticos, económicos, etc.); Açorianos em Macau; Literatura (de matriz) Açoriana: autores contemporâneos, história recente, perspectivas e projectos (editoriais e outros); e, ainda, literatura traduzida de e para português.

    Ler o anúncio

  • Braga

    Seminário - Linguagem

    Literatura: itinerários comparatistas

    O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) promove de setembro de 2012 a junho de 2013 o Ciclo de Seminários Doutorais CEHUM/Literatura, sob o tema Itinerários Comparatistas. Vão ser abordados os estudos de tradução, comparados/culturais, póscoloniais e de género, as poéticas visuais/interartes, a literatura de viagens e a teoria literária. Os oradores convidados são: Katrin Thomaneck, Sérgio Roberto Massagli, Giulia Lamoni, Gonçalo Vilas-Boas, Joana Matos Frias, Manuela Ribeiro Sanches e Osvaldo Manuel Silvestre. As sessões têm lugar no auditório do ILCH (Instituto de Letras e Ciências Humanas) da UMinho, no campus de Gualtar, Braga.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Chamada de trabalhos - História

    Media e o império português (séculos XVIII a XX)

    A relação entre os media e o império português é o tema principal da conferência internacional que se realizará a 1 e 2 de Novembro de 2013 em Lisboa. A conferência tem uma base interdisciplinar, acolhendo estudos de jornalismo, comunicação, história, literatura, sociologia, geografia, antropologia e história da arte, entre outros domínios dos estudos humanísticos e das ciências sociais, que contribuam para a melhor compreensão das relações entre os media e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Victorians like us. Memories, dialogues and trends

    A Era Vitoriana é encarada, à distância de mais de um século, como um período complexo e contraditório, onde podem ser encontradas matrizes  da modernidade e da pós-modernidade. Estas jornadas pretendem chamar a atenção para os atuais debates em torno daquele período, podendo mesmo falar-se em neovitorianismo, designação que concentra novos olhares sobre a era habitualmente contida pelo século XIX, quando se reconhece continuidade na sociedade contemporânea de algumas problemáticas que o marcaram.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Literatura e turismo

    As últimas três décadas têm sido férteis em estudos e publicações sobre a questão da literatura de viagens, abordando a viagem nos seus mais variados sentidos. Já a relação entre literatura e turismo, que passa pela literatura de viagens, mas não se esgota de forma alguma nesta, não foi ainda alvo de um estudo sistemático e intensivo. Um trabalho que é fundamental para a afirmação da literatura e turismo enquanto área de estudo e para a demonstração da sua importância, nomeadamente no que concerne à valorização de um património tangível e intangível que de outro modo, por falta de conexões, pode ser subvalorizado e/ou esquecido.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Vozes transmontanas na paisagem

    A ligação entre território e literatura é o tema deste encontro, que terá como eixos de análise as paisagens representadas nas obras de Manuel Vaz de Carvalho, Bento da Cruz e A.M. Pires Cabral e as temáticas regionais e ambientais por elas suscitadas. Partindo de depoimentos dos escritores e de conterrâneos, de imagens recolhidas nas magníficas paisagens transmontanas – em Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Montalegre – e dos textos literários, esta iniciativa enquadrada pelos projectos LITESCAPE.PT – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e Memoriamedia, propõe-se valorizar a paisagem e as experiências da paisagem enquanto processos de transformação dos elementos naturais e culturais.

    Ler o anúncio

  • Lisbon

    Colóquio - Linguagem

    Alves Redol e as ciências sociais: a literatura e o real, os processos e os agentes

    O objectivo deste colóquio é convocar investigadores de ciências sociais e humanas para olhar para Alves Redol - o homem, a obra e a sua produção -, bem como para as conjunturas nacionais e internacionais que se reflectem nos contextos tratados nos seus livros. Pretendemos que seja lido por antropólogos, historiadores, geógrafos, sociólogos, etnógrafos, folcloristas, etc. e que sejam as realidades, os processos e os agentes sociais que se tornem o fulcro da análise, numa ou em várias obras do autor.

    Ler o anúncio

  • Coimbra

    Chamada de trabalhos - Representações

    My Thesis/ProjectPoster

    Os my Thesis/ProjectPOSTER são uma iniciativa inserida no III Colóquio de Doutorandos/as do CES Coimbra C – “estado de sitio, Estados sem sítio”, que pretende ser um contributo para a divulgação dos temas e áreas de investigação dos doutorandos/as, investigadores/as e pós-doutorandos/as filiados/as no CES.

    Ler o anúncio

  • Guardamar del Segura

    Bolsa de estudo, prémios e ofertas de emprego - Europa

    Prémio Eduardo Lourenço

    Encontram-se abertas as candidaturas à 8ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, galardão instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos destinado a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica. O Prémio, no montante de 10.000,00€ (dez mil euros), será atribuído por um júri constituído pelos membros da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos (Reitor da Universidade de Coimbra, Reitor da Universidade de Salamanca e Presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito personalidades sendo, no presente ano, presidido pelo Reitor da Universidade de Salamanca.

    Ler o anúncio

RSS Filtros selecionados

  • Português

    Suprimir este filtro
  • Literatura

    Suprimir este filtro
  • Europa

    Suprimir este filtro

Escolher um filtro

Eventos

    Línguas

    • Português

    Línguas secundárias

    Anos

    Categorias

    Locais

    Pesquisar OpenEdition Search

    Você sera redirecionado para OpenEdition Search