Página inicial
4 Eventos
- 1
Organizar
-
Lisbon
(Des)memórias e reinvenções
O encontro Em torno do fado: (Des)memórias e Reinvenções, uma iniciativa conjunta do Clube do Bacalhau, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e do Instituto de Ciências Sociais da universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), decorrerá no Clube do Bacalhau (Travessa do Cotovelo, 12, 1200-132 Lisboa), na quarta-feira, 17 de maio, das 16h00 às 18h00.
-
Evora
IV Residência Cisterciense
O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro. A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.
-
Evora
A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical
II Residência Cisterciense 2014
Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.
-
Lisbon
Metropolização, trajetórias residenciais e modos de vida: fendências nas metrópoles da Europa do Sul
Em Portugal, o processo de urbanização, que tem início na década de 50, atinge o seu auge na década seguinte, entrando pelos “conturbados” anos 70. É a época dos HLM, das New Towns, dos “30 gloriosos” que viriam revolucionar a habitação das massas. Portugal também teve os seus grandes conjuntos de iniciativa pública, poucos. A maioria era privada. Era nas periferias ou nos limites periféricos da cidade que se construíam os “novos bairros”, de habitação coletiva ou de moradias, frequentemente clandestinas.
4 Eventos
- 1
Escolher um filtro
Eventos
- Passados (4)
Línguas
- Português
Línguas secundárias
Anos
Categorias
- Sociedade (3)
- Sociologia (2)
- Antropologia (1)
- Estudos urbanos (2)
- Geografia (2)
- História (2)
- História urbana (1)
- Ciências políticas (1)
- Pensamento, comunicação e arte (4)
- Religião (2)
- Representações (4)
- História cultural (1)
- História da arte (2)
- Património
- Culturas visuais (1)
- Identidades culturais (1)
- Arquitetura (2)
- Períodos (1)
- Época Moderna (1)
- Época Moderna (1)
- Espaços (2)
Locais
- Europa (4)
