Página inicial

Página inicial




  • Paris

    Chamada de trabalhos - Epistemologia e métodos

    Pensar e realizar a transformação do trabalho

    O aporte da abordagem ergológica e da obra de Yves Schwartz

    O que propõe a perspectiva ergológica é a co-produção de saberes para transformar o trabalho e a vida em sociedade. Como indica o projeto científico do Colóquio, [...] a abordagem ergológica, sua história e suas questões, interessam, a priori, a todos aqueles que exploram à sua maneira os meandros da vida humana, mas também àqueles que desejam refletir sobre sua própria atividade e a atividade dos outros, reconsiderar as maneiras de fazer e de agir ou abrir novas perspectivas nas formas de trabalhar, de agir e de viver. Essa abordagem, de profundo interesse para nosso tempo, é, sem dúvida, insuficientemente conhecida e é considerada, às vezes, como difícil de apreender. Tal é a constatação que dá origem ao Colóquio Internacional para o qual é publica esta chamada.

    Ler o anúncio

  • Chamada de trabalhos - Sociologia

    Genre et rapport au travail

    « La nouvelle revue du travail », printemps 2017

    L’objet de ce corpus est de questionner ensemble « rapports de genre » et « rapports au travail » dans un contexte où s’exacerbent, dans ces deux registres comme dans leurs intersections, les tensions entre les dynamiques d’émancipation et le renouvellement ou l’aggravation des logiques de domination. Le sens des processus d’engagement / désengagement du travail (professionnel) en est sans doute rendu plus énigmatique. Il mérite d’être décrypté de manière fine. Il ne s’agit donc pas de décrire, une nouvelle fois, les multiples inégalités et discriminations manifestant le poids des rapports sociaux de sexe, mais d’interroger la question de la centralité subjective du travail à partir d’une perspective genrée.

    Ler o anúncio

  • Roma

    Chamada de trabalhos - História

    Grupos Intermédios no Sul da Europa, séculos XVI-XVIII

    Negociantes, rendeiros, juristas, escrivães de grandes instituições, secretários, grandes lavradores de terras próprias, elites locais, mestres com dinheiro de diversas corporações de ofícios são pessoas com um estatuto social ambíguo. Olhar para quem não nasceu propriamente nobre, mas também não é exactamente plebeu, ou se situa nesta fronteira entre um sector e outro, é uma das funções deste colóquio. No âmbito de um projecto desenvolvido em Portugal em torno destes grupos, e que tem privilegiado as familiaturas do Santo Ofício, pretende-se selecionar 8 papers para um seminário de 2 dias. A estes juntar-se-ão 4 oradores convidados para uma reflexão conjunta sobre as dinâmicas e perfis destes grupos, bem como sobre as metodologias para os estudar no recorte cronológico indicado.

    Ler o anúncio

RSS Filtros selecionados

  • Chamada de trabalhos

    Suprimir este filtro
  • Espanhol

    Suprimir este filtro
  • História do trabalho

    Suprimir este filtro

Escolher um filtro

Eventos

    Línguas

    Línguas secundárias

    Anos

    Categorias

    Locais

    Pesquisar OpenEdition Search

    Você sera redirecionado para OpenEdition Search