Página inicialGrupos Intermédios no Sul da Europa, séculos XVI-XVIII
Grupos Intermédios no Sul da Europa, séculos XVI-XVIII
Merchants, jurists and other "intermediate groups" in Early Modern Southern Europe
Mercaderes, juristas y otros "grupos intermedios" en el sur de Europa y en el espacio atlántico, siglos XVI-XVIII
Publicado mardi, 20 de janvier de 2015
Resumo
Negociantes, rendeiros, juristas, escrivães de grandes instituições, secretários, grandes lavradores de terras próprias, elites locais, mestres com dinheiro de diversas corporações de ofícios são pessoas com um estatuto social ambíguo. Olhar para quem não nasceu propriamente nobre, mas também não é exactamente plebeu, ou se situa nesta fronteira entre um sector e outro, é uma das funções deste colóquio. No âmbito de um projecto desenvolvido em Portugal em torno destes grupos, e que tem privilegiado as familiaturas do Santo Ofício, pretende-se selecionar 8 papers para um seminário de 2 dias. A estes juntar-se-ão 4 oradores convidados para uma reflexão conjunta sobre as dinâmicas e perfis destes grupos, bem como sobre as metodologias para os estudar no recorte cronológico indicado.
Anúncio
Argumento
Negociantes, rendeiros, juristas, escrivães de grandes instituições, secretários, grandes lavradores de terras próprias, elites locais, mestres com dinheiro de diversas corporações de ofícios são pessoas com um estatuto social ambíguo. Olhar para quem não nasceu propriamente nobre, mas também não é exactamente plebeu, ou se situa nesta fronteira entre um sector e outro, é uma das funções deste colóquio. Estes grupos são muitas vezes estudados no âmbito de processos de mobilidade. Essa pode ser uma das vias de os abordar. Não é, todavia, a única. Importa olhar para outras direcções menos usuais. Como chegaram a este patamar? O que é que os diferenciava? Fará sentido falar de grupos intermédios para o espaço ibérico colonial? Poder-se-á traçar o perfil destes grupos? Como interagiam com o resto da sociedade? Desde logo, nas sociedades ibéricas muitos deles eram familiares do Santo Ofício. Que outras distinções capitalizavam? Haveria grupos idênticos noutros espaços do Sul da Europa. Que características apresentavam?
No âmbito de um projecto desenvolvido em Portugal em torno destes grupos, e que tem privilegiado as familiaturas do Santo Ofício, pretende-se selecionar 8 papers para um seminário de 2 dias. A estes juntar-se-ão 4 oradores convidados para uma reflexão conjunta sobre as dinâmicas e perfis destes grupos, bem como sobre as metodologias para os estudar no recorte cronológico indicado. O Seminário terá lugar em Roma, a 16-17 de setembro de 2015.
Submissão de propostas
Se está interessado nestas problemáticas, por favor, envie um título, um resumo de 1 página A4 e um breve CV para cidehus@uevora.pt até
15 de Fevereiro de 2015.
Línguas
espanhol, italiano e inglês.
Comissão Científica
- Germano Maifreda - Università degli Studi di Milano
- Jean Pierre Dedieu – École Normale Supérieure de Lyon
- José María Imizcoz - Universidad del País Vasco
Organização
- projecto PTDC/HIS-HIS/118227/2010 – FCT, Portugal;
- COMPETE/QREN/FEDER - FCOMP-01-0124-FEDER-020722
Categorias
- História (Categoria principal)
- Períodos > Época Moderna
- Espaços > Europa
- Pensamento, comunicação e arte > Representações > Identidades culturais
- Sociedade > História > História do trabalho
- Sociedade > História > História social
- Sociedade > Ciências políticas
- Sociedade > Direito
Locais
- Escuela Española de Historia y Arqueología en Roma - Via di Torre Argentina, 18
Roma, Itália
Datas
- dimanche, 15 de février de 2015
Palavras-chave
- merchants, jurists, intermediate groups, early modern, Southern Europe
Contactos
- Vaz Freire Madalena
courriel : mvfreire [at] uevora [dot] pt
Urls de referência
Fonte da informação
- Vaz Freire Maria Madalena
courriel : mvfreire [at] uevora [dot] pt
Para citar este anúncio
« Grupos Intermédios no Sul da Europa, séculos XVI-XVIII », Chamada de trabalhos, Calenda, Publicado mardi, 20 de janvier de 2015, https://calenda-formation.labocleo.org/314546