Página inicialA nova Lisboa medieval (1147-1217)

Página inicialA nova Lisboa medieval (1147-1217)

A nova Lisboa medieval (1147-1217)

The New Medieval Lisbon 1147-1217

La nouvelle Lisbonne médiévale (1147-1217)

La nueva Lisbonna medieval (1147-1217)

Caminhos de Ocidente e do Oriente

The Ways of the West and the East

Les chemins de l'Occident et de l'Orient

Los caminos de Occidente y de Oriente

*  *  *

Publicado mercredi, 01 de mars de 2017

Resumo

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, o Instituto de Estudos Medievais (IEM) vai organizar o V Colóquio «A Nova Lisboa Medieval». A evocação comemorativa das conquistas de Lisboa, em 1147 e de Alcácer do Sal em 1217, é o pretexto para um debate mais amplo em torno, não apenas destes acontecimentos e do seu significado e impacto, mas de todo o contexto mais vasto que os envolve e explica, na diversidade dos caminhos que se desenharam e redesenharam, tanto no espaço peninsular como no quadro mais amplo que ligava o Ocidente e o Oriente.

Anúncio

Apresentação

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) vai organizar o V Colóquio “A Nova Lisboa Medieval”. A evocação comemorativa das conquistas de Lisboa, em 1147 e de Alcácer do Sal em 1217, é o pretexto para um debate mais amplo em torno, não apenas destes acontecimentos e do seu significado e impacto, mas de todo o contexto mais vasto que os envolve e explica, na diversidade dos caminhos que se desenharam e redesenharam, tanto no espaço peninsular como no quadro mais amplo que ligava o Ocidente e o Oriente.

Pretende-se, assim, lançar um olhar abrangente sobre as realidades cristã e muçulmana, muito particularmente sobre as estratégias políticas, ideológicas e militares de que ambos os mundos dispunham e sobre a forma como se espressaram em eixos de relacionamento, da convivência ou do confronto a formas mais híbridas de coexistência.

Com um objecto de análise com estas características, é fundamental lançar também um olhar sobre as fontes de que dispomos para o conhecimento destas conquistas e das realidades que lhes subjazem, para as suas leituras e releituras e, em muitos casos, para os discursos identitários e as estratégias de propaganda que os nortearam ou que deles resultaram. As conquistas de 1147 e de 1217 constituem igualmente o mote para a observação do(s) impacto(s) – imediato(s) e a longo-prazo – desses episódios em mais vastos quadros político-militares, administrativos, culturais, religiosos, urbanísticos e sociais e para a identificação de rupturas e linhas de continuidade.

Instruções para submissão de propostas de comunicação

Prazo limite para submissão de propostas: 15 maio, 2017, para iemlxcongress@fcsh.unl.pt

As propostas de comunicação deverão ser acompanhadas de um resumo detalhado (c. 500 palavras), bem como de um CV abreviado do proponente, onde se explicitem a respectiva formação académica, eventual pertença institucional e a produção científica mais significativa. Todas as propostas deverão ser enviadas para iemlxcongress@fcsh.unl.pt, até ao dia 15 de maio de 2017, ficando a sua aceitação sujeita à validação da Comissão Científica do Colóquio. A posterior publicação dos textos apresentados ficará igualmente sujeita à apreciação de um comité de leitura, constituído por reconhecidos investigadores portugueses e estrangeiros.

O programa final do Colóquio será publicitado até 15 de julho de 2017. Face à limitação do número de comunicações admissíveis ao Colóquio, a organização poderá propor a constituição de uma ou mais mesas redondas, abrindo assim a possibilidade de participação a um maior número de comunicantes, num enquadramento propício ao debate científico e à partilha da investigação. A eventual sugestão de integração de algumas das comunicações propostas na modalidade de mesas redondas será atempadamente transmitida aos proponentes envolvidos, não impedindo, em qualquer dos casos, o posterior envio de um texto para publicação.

Secções

  1. Contextos e Poderes (os poderes em confronto; os contextos cristão e muçulmano; o papado; as ordens militares; estratégias políticas e militares; conflitos e convivências; a cruzada e o caminho do Oriente).
  2. Discursos e ideologias (as fontes: relatos de conquista; outra documentação escrita, epigráfica ou material; cruzada, jihad; as releituras no âmbito das ordens militares e das ordens mendicantes; a construção de discursos identitários; as estratégias de propaganda; as releituras modernas e contemporâneas da conquista).
  3. Continuidades e ruturas (o impacto da conquista, tanto imediato – inclusive sobre outros lugares associados à defesa de Lisboa – como a mais longo prazo, na procura definitiva do domínio territorial cristão sobre o sul – incluindo-se aqui a conquista definitiva de Alcácer; as recomposições ao nível administrativo, religioso, político, cultural, arquitetónico e urbanístico; as evidências arqueológicas; integração e resistência – moçárabes, as minorias étnico religiosas sob dominação cristã; os caminhos, formas e dimensões do diálogo cultural).

Comissão Científica

  • Amélia Aguiar Andrade (IEM-FCSH/NOVA)
  • Carlos de Ayala Martínez (Univ. Autónoma de Madrid)
  • Francisco García Fitz (Univ. de Extremadura)
  • Hermenegildo Fernandes (CH-FLUL)
  • Isabel Cristina Fernandes (GEsOS/Município de Palmela)
  • José Mattoso (IEM-FCSH/NOVA)
  • Manuel Luís Real (CITCEM-FLUP; IEM-FCSH/NOVA)
  • María Jesus Viguera (Univ. Complutense)
  • Maria João Branco (IEM-FCSH/NOVA)
  • Mário Jorge Barroca (CITCEM-FLUP)
  • Martín Alvira Cabrer (Univ. Complutense)
  • Philippe Josserand (Univ. de Nantes)
  • Simon Barton (Univ. of Central Florida)

Comissão Organizadora

  • Catarina Tente
  • João Luís Fontes
  • Luís Filipe Oliveira
  • Mário Farelo
  • Miguel Gomes Martins

Locais

  • Av. de Berna, 26 C
    Lisbon, Portugal (1069-061)

Datas

  • lundi, 15 de mai de 2017

Palavras-chave

  • reconquest, military, religion, tolerance

Contactos

  • João Luís Fontes
    courriel : iemlxcongress [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Urls de referência

Fonte da informação

  • João Luís Fontes
    courriel : iemlxcongress [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Para citar este anúncio

« A nova Lisboa medieval (1147-1217) », Chamada de trabalhos, Calenda, Publicado mercredi, 01 de mars de 2017, https://calenda-formation.labocleo.org/396559

Arquivar este anúncio

  • Google Agenda
  • iCal
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search