Página inicialA rua em todas as vias

Página inicialA rua em todas as vias

A rua em todas as vias

La rue dans tous ses états

Callejeando

Streets in every way

Mondes ibériques (Europe, Amérique, Afrique, Asie) XIX-XXI

Iberian worlds - Europe, America, Africa, Asia, 19th-21st centuries

*  *  *

Publicado mercredi, 01 de février de 2017

Resumo

Élément constituant de la ville, la rue a beaucoup évolué au fil des siècles. Assurant la mise en relation des lieux, des fonctions et des groupes sociaux, elle est une forme urbaine qui a une configuration, une architecture, une histoire. Elle a ses logiques, ses dynamiques et ses usages. Ses pratiques et ses représentations sont liées à l’espace urbain dans lequel elle s’inscrit ; elles dépendent aussi de facteurs politiques et socio-économiques. Le « sens » de la rue pouvant donc varier considérablement, il est nécessaire d’aborder celle-ci sous l’angle d’un certain relativisme, en gardant présente à l’esprit la notion d’échelle. Ce colloque envisage la rue dans les mondes ibériques à travers ses dimensions fonctionnelles, socio-économiques, politiques et culturelles, au prisme des lieux et des éléments qui la composent, de ses acteurs et de ses créations. Quatre axes seront privilégiés : la « rue de l’urbaniste » ; Un espace socio-économique : lieu de passage et d’échanges ; Un espace symbolique : « ordre et désordres » ; Un espace de création artistique et langagière

Anúncio

Colóquio internacional, Quinta 12 e sexta 13 outobro 2017,  Université Paris Nanterre, CRIIA/ CRILUS (EA 369)

Argumento

Elemento constitutivo da cidade, a rua mudou bastante ao longo dos séculos. Permitindo relacionar os espaços, as funções e os grupos sociais, é uma forma urbana com uma configuração, arquitetura e história, com as suas lógicas, dinâmicas e usos. As suas práticas e representações estão ligadas ao espaço urbano no qual se inscreve, dependendo também de fatores políticos e socioeconómicos. Podendo variar consideravelmente o seu « sentido », torna-se necessário abordá-la com algum relativismo, tendo sempre em conta uma noção de escala.

Depois de três anos de reflexão comum, consideraremos a rua nos mundos ibéricos nas suas dimensões funcionais, socioeconómicas, políticas e culturais, partindo dos lugares e dos elementos que a compõem, dos seus atores e criações.

Eixos temáticos

Privilegiam-se nesta abordagem quatro eixos :

 a) A « rua do urbanista » : retomamos a expressão do historiador Maurice Garden que a define também como um « espaço material transformado». A estruturação da rua, emblemática de uma vontade reguladora como testemunha o traçado urbano dos antigos impérios coloniais, fez-se por etapas, segundo a construção do conjunto da cidade. Durante muito tempo, esteve ligada à individualização do habitat, à circulação dos produtos alimentares, à evolução dos transportes ; depois da expansão urbana, desigual e mais ou menos controlada dos séculos XIX e XX, gerou a criação de metrópoles, presentes em numerosos países da América Latina.

 b) Um espaço espaço socioeconómico : lugar de passagem e de trocas, a rua desenha a « geografia » flutuante das atividades económicas. Nesta perspetiva, é necessário tomar em linha de conta as decisões daqueles que agora se designam como atores económicos, para compreender as dinâmicas da rua em geral : pelas suas escolhas (de localização) e os investimentos, condicionam em parte a evolução das paisagens e práticas. Os atores públicos (administração, municipalidades, etc.) têm também um papel fundamental (autorizações de abertura de estabelecimentos diversos, licenças de construção). Esta análise permitirá uma reflexão sobre as relações entre o poder local, interesses económicos e corrupção.

 Por outro lado a rua é o lugar de marginalização e de exclusão social, que favorece o desenvolvimento de uma economia paralela ou informal. Também nesta aceção, tomar em conta a intervenção de atores sociais (médicos, professores ou forças da ordem) pode esclarecer o modo de funcionamento da rua.

 c) Um espaço simbólico: « ordem e desordens». A rua é o espaço da expressão simbólica do domínio dos poderes oficiais através dos desfiles militares, as procissões religiosas, as comemorações cívicas ou as festas nacionais. Do ponto de vista da encenação do espaço urbano, a rua está presente sob vários aspetos : inscreve-se num precurso pré-estabelecido pela autoridade ; fornece um « cenário » (fachadas, varandas, monumentos) e um público com a multidão, espetadora, enquadrada pelas forças encarregadas da « manutenção da ordem».

 Na luta pelo poder, a rua é também um lugar de expressão política « direta » durante os golpes de estado, proclamação de resultados eleitorais ou jornadas de protesto. Pode transformar-se também em lugar de confronto : o espaço de que « o povo se reapropria » com o seu cortejo de violências e de repressões.

 Refletindo as desigualdades e tensões sociais, em certos bairros residenciais dos países ibero-americanos, a rua pode ser bunkérisée, mais ela pode ser também lugar de prazeres, de divertimentos, de partilha de emoções e de festas como os carnavais (dos quais o Brasil é o paradigma) ou de « atos solenes » desportivos, em particular futebolísticos. No entanto, em certos casos, estas manifestações não deixam de servir os interesses económicos (ou políticos).

 d) Um espaço de criação artística e linguístico. Este eixo centrar-se-á sobretudo em dois aspetos:

- Palavras da rua/ palavras na rua: a rua é uma paisagem linguística, a comunicação e o multilinguismo gráficos estão presentes nos signos linguísticos (painéis, placas, anúncios, cartazes, graffitis), o que permite observar a configuração demolinguística das ruas, o poder dos seus habitantes e suas diferentes línguas. A rua é a cena de processos socioculturais que se somam e se refletem na dinâmica das variações linguísticas.

- Artes e ruas/artes na rua : de ambos os lados do Atlântico, fora dos espaços oficiais, multiplicaram-se os espaços de rua, renovando as práticas artísticas nos domínios da música, do teatro, da dança ou das artes marciais. Ao investir temporária e simbolicamente o espaço público, estas manifestações reinventam ou restabelecem relações com o público e podem, ultrapassando o instante, contribuir para aprofundar a perceção e a reflexão sobre o espaço urbano. De igual modo o streetart, uma arte essencialmente efémera, destinada a um largo público, já deu provas, particularmente na América Latina, que pode ter repercussões económicas e sociais.

Submissão de propostas

A data limite para envio das propostas de comunicação, com a indicação de um título provisório, um resumo com o máximo de 150 palavras e 3 ou 4 palavras chave, é

15 de março de 2017.

Devem ser enviadas em formatoWord para o endereço seguinte: colloquelaruenanterre@gmail.com

As línguas utilizadas podem ser francês, espanhol ou português. A resposta será dada no prazo de um mês.

Organizadores e comissão científica

  • David Barreiro, doctorant, Université Paris Nanterre, CRIIA (EA 369)
  • Eurydice Da Silva, doctorante, Université Paris Nanterre, CRILUS (EA 369)
  • José Manuel Esteves, chaire Lindley Cintra, Université Paris Nanterre, CRILUS (EA 369)
  • Paola García, MCF, Université Paris Nanterre, CRIIA (EA 369)
  • Catherine Heymann, PR, Université Paris Nanterre, CRIIA (EA 369)
  • Lina Iglesias, MCF, Université Paris Nanterre CRIIA, (EA 369)
  • Marie Lecouvey, MCF, Université Paris Nanterre, CRIIA (EA 369)
  • Mercè Pujol, PR, Université Paris Nanterre, CRIIA, (EA 369)
  • Graça dos Santos, PR, Université Paris Nanterre, CRILUS (EA 369)
  • Eva Touboul, MCF, Université Paris Nanterre CRIIA (EA 369)

Locais

  • Université Nanterre - 200 avenue de l'Université
    Nanterre, França (92)

Datas

  • mercredi, 15 de mars de 2017

Ficheiros anexos

Palavras-chave

  • histoire, urbanisme, politique, Espagne, Portugal, Amérique latine, pays hispanophones et lusophones, transports, exclusion, métropolisation, manifestations, économie informelle, commémorations, fêtes, street art, graffitis, affiches, fresques, thé

Contactos

  • Colloque La Rue Nanterre
    courriel : colloquelaruenanterre [at] gmail [dot] com

Fonte da informação

  • Nanterre Colloque La Rue
    courriel : colloquelaruenanterre [at] gmail [dot] com

Para citar este anúncio

« A rua em todas as vias », Chamada de trabalhos, Calenda, Publicado mercredi, 01 de février de 2017, https://calenda-formation.labocleo.org/392038

Arquivar este anúncio

  • Google Agenda
  • iCal
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search